SISTEMA DE TRANSPORTE PNEUMÁTICO AIR SLIDE

Trata-se de um tipo de transporte pneumático baseado no princípio do colchão de ar e possui várias denominações, tais como: Calhas Pneumáticas, Fluidores, Aerodeslizadores, Regueiras Flux entre outras. 

Basicamente, é constituído por três partes:  

  • Um conduto inferior, onde é injetado o ar de transporte;

  • Uma lona permeável, por onde o ar de transporte irá passar;

  • Um conduto superior, onde haverá a aeração do produto a ser transportado.

 

Quando o ar do conduto inferior passa através dos poros da lona, este ar se mistura ao material a ser transportado e, devido à pressão, é formado um colchão de ar entre a lona e o material, de forma que este, mesmo sendo sólido, passa a se comportar como um fluido, bastando uma pequena inclinação no transportador para movimentá-lo para os locais necessários.

De todos os sistemas de transporte pneumático existentes, o Sistema Air Slide é o que possui menor consumo de energia por tonelada de material transportado e é, também, o que tem menor consumo de peças de reposição. Isto se deve ao fato de o material “flutuar” em um colchão de ar e sua abrasão com a lona e com as paredes do transportador ser desprezível.

 

Aplicação:

 

Usado exclusivamente para o transporte de pó: gesso, barrilha, cinzas voláteis, pós retidos em filtro de mangas e precipitadores eletrostáticos, barita, bentonita, farinhas de modo geral, cal hidratada, alumina, catalisadores, sílicas, fosfatos, talcos, detergentes, sabão em pó, magnesita entre outros.  Nas indústrias de cimento e de alumínio, este sistema é empregado em larga escala, podendo transportar cerca de 40.000 toneladas/dia de material. O Sistema Air Slide é muito utilizado também para a descarga, aeração e homogeneização de materiais armazenados em silos e moegas.

 

Para o sistema de transporte pneumático por air slide, normalmente, é utilizado um ventilador do tipo centrífugo.

Para o sistema de aeração, descarga e homogeneização, normalmente, é utilizado um soprador tipo Roots.

 

Informações e cotações para projetos, assessoria, compra, reparo, manutenção ou assistência técnica pelo e-mail sergio@atmssoma.com.br ou pelo telefone (19) 99774-9500.